Minas Gerais

ESPERANÇA

“Ano passado eu morri, mas este ano eu não morro”

Com a lembrança dessas palavras cantadas por Belchior, confira algumas dicas para você ficar tranquilo neste fim de ano

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
- Freepick

Fim de ano chegando e, com ele, os feriados, as festividades e aquela sensação de “ufa, que bom que sobrevivi a mais este ano”. Pois saiba que, apesar de tudo, é possível ser feliz e começar 2020 com o pé direito. Para te ajudar nessa empreitada, o Brasil de Fato MG separou algumas dicas para você passar o fim de ano com tranquilidade. Confira!

Fique perto de quem você ama

Seja no Natal ou no ano novo, ficar perto das pessoas que amamos é fundamental para a gente se divertir. Priorize os familiares e as amizades que te deixam confortável e que estão dispostos a construir ambientes saudáveis e acolhedores. Estar em espaços amorosos ajuda a renovar a energia para começar o próximo ano bem. 

Tente descansar

Apesar de algumas pessoas terem férias nesta época do ano, muitos trabalhadores continuam a labuta normalmente. Mesmo assim, é importante encontrar um dia para descansar, dormir até mais tarde e passar o dia sem ter compromisso. Se não for possível durante os feriados, tente reservar um dia no fim de semana. 

Não se apegue aos presentes

Muitas vezes, os presentes de natal se tornam uma obrigação tão grande que comprá-los é um estresse. Ainda mais neste contexto, que as coisas estão cada vez mais caras. Que tal propor algo diferente? Uma ideia é fazer um troca-troca de itens desapegados, ou seja, coisas que você não usa mais, por exemplo, roupas, sapatos, discos...

Organize o trabalho

Um traz a farofa, o outro o arroz, a outra a salada... Apesar dessa divisão comum nas ceias de fim de ano, sempre tem aquelas pessoas que ficam sobrecarregadas. Para todo mundo se divertir igual, faça uma lista com todo o trabalho (fazer a comida, lavar a louça, limpar o chão...) e responsabilize todos, principalmente os homens.

Cuide da saúde

Festa de fim de ano é sinônimo de comilança. Mas não exagere no álcool ou na gordura. Hidrate-se bem e coma frutas cítricas, como laranja, abacaxi, acerola e limão, pois elas ajudam na digestão e melhoram o bem-estar. Cuidado com comidas muito temperadas, salgadas ou doces demais. Se beber, não dirija!

Tenha esperança

Apesar de 2019 ter sido um ano difícil, cheio de retrocessos, cortes de direitos e ataques por todos os lados, é importante manter a calma. O povo brasileiro é capaz de reagir. Tenha esperança e busque reforçar os laços de amizade, seja na família, na vizinhança ou no trabalho. Somente com união conseguiremos resistir ao ano que se aproxima.   

Edição: Elis Almeida