Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 02/10/19

Estagnação da economia e Primavera Literária são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Segundo o Dieese, privatizações agravam o cenário econômico do país
Segundo o Dieese, privatizações agravam o cenário econômico do país - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O programa da última quarta-feira (02) fala sobre o parecer do Boletim Conjuntura divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Diesse), que aponta a estagnação sem indícios de recuperação da economia brasileira, contrariando as promessas de campanha de Bolsonaro e a 19ª edição da Primavera Literária, evento realizado pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), no Museu da República no Rio. 

Em entrevista, Paulo Jäger, economista e técnico do Dieese e especialista em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, explica como são calculadas as previsões em relação ao PIB. Diz também em que medida as privatizações são, de fato, uma solução, e o risco que elas representam à soberania do país e se a aprovação da Reforma da Previdência pode influenciar em alguma coisa nesse quadro de estagnação econômica.

Raquel Menezes, presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre) e editora da Oficina Raquel, conta sobre a escolha do tema desta edição da Primavera Literária e avalia qual o atual estado do mercado editorial no Brasil e como se dá a participação das editoras independentes nesse mercado.

Ainda no programa, deputados aprovam lei para combater o suicídio entre policiais do Rio de Janeiro; e,senado surpreende o governo e mantém regra para concessão de abono salarial para quem ganha até dois salários mínimos. 

No quadro Papo Esportivo, informações sobre a semifinal da Copa Libertadores entre Flamengo e Grêmio.

Edição: Fernanda Castro