Minas Gerais

Resgate

Atividades em BH relembram ensinamentos de Paulo Freire no mês de seu aniversário

O pedagogo faria 98 anos no dia 19. Capital recebe ações gratuitas e abertas ao público até dia 30/09

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Se estivesse vivo, faria 98 anos
Se estivesse vivo, faria 98 anos - Foto: Reprodução

Se estivesse vivo, o educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire faria 98 anos nesta quinta-feira, 19 de setembro 2019. Neste mês, ele sempre é celebrado em Belo Horizonte, por um coletivo que realiza diversas atividades para lembrar de seus ensinamentos e da importância de colocá-los em prática, principalmente em tempos como os de hoje.

Até o dia 30/09 a capital mineira recebe ações. Na terça (17), por exemplo, um grupo saiu às ruas do Centro da cidade para distribuir mais de 300 livros para a população.


Foto: Coletivo Paulo Freire

Ainda acontecem uma roda de conversa o com o professor espanhol Miguel Arroyo sobre educação integral; roda de conversa com Tião Rocha, criador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), sobre educação popular e desenvolvimento comunitário; e lançamento do livro "Paulo Freire - Mais do que nunca - Uma biografia filosófica", do autor Walter Omar Kohan.

"Menos Paulo Freire?"

De acordo com uma das idealizadoras do projeto e ex-vereadora de BH, Neila Batista, os recentes ataques da extrema direita à obra do pedagogo estão relacionados com o teor libertador da educação desenvolvida por Freire. Por isso, resgatá-lo seria fundamental.

“Geralmente as pessoas que criticam não o conhecem, e outras acham que esse tipo de educação não é adequada porque faz com que o povo seja capaz de decidir por contra própria, ter autonomia. Porque a população se torna capaz de interferir, transformar a realidade, exatamente porque a compreende. E é esse o papel da educação”, analisa.

Para ela, os ensinamentos do filósofo também poderiam construir um mundo mais humano. “Ele diz sobre olhar para as pessoas, levar em conta seus sentimentos, afetos”, completa.

Se liga na programação!

19/09 | 19h Roda de conversa com o professor Miguel Arroyo: As contribuições de Paulo Freire e a educação integral / AFFEMG (Rua Sergipe, 893 - Savassi)

19/09 | 19h Roda de conversa com Tião Rocha: Educação popular e desenvolvimento comunitário a partir da cultura / SINDADOS (Rua David Campista, 150 - Floresta)

28/09 | 10h às 16h Oficina de teatro do oprimido: A improvisação como forma libertária de sensibilizar e resistir / Kasa Invisível (Av. Bias Fortes, 1034)

30/09 | 19h Lançamento do livro "Paulo Freire - Mais do que nunca - Uma biografia filosófica" / Kasa Invisível (Endereço acima)

Edição: Rafaella Dotta