Rio de Janeiro

COLUNA

Fatos da Semana | Cariocas transformam censura de Crivella em memes 

Acompanhe o resumo sobre esses e outros acontecimentos da semana do Rio de Janeiro e do Brasil

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Internautas usaram o desenho em meio a cenários de problemas reais enfrentados por quem mora na cidade do Rio
Internautas usaram o desenho em meio a cenários de problemas reais enfrentados por quem mora na cidade do Rio - Reprodução

Cariocas criaram memes para abordar a censura do prefeito Marcelo Crivella a um livro exposto para venda na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O exemplar foi proibido de circular por que o prefeito considerou “conteúdo impróprio” uma gravura de um beijo entre dois homens. Para manifestar contra a grave ação do prefeito, internautas usaram o desenho em meio a cenários de problemas reais enfrentados por quem mora na cidade do Rio: tem os dois se beijando na ciclovia Tim Maia, em um imenso buraco na rua, pegando um ônibus superlotado, em meio a enchentes e lixo acumulado. 

67% dos brasileiros dizem não às privatizações 

Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que continua alta entre os brasileiros a rejeição ao projeto de privatização de empresas públicas e desmonte do Estado defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seu ministro da Economia Paulo Guedes. Segundo a pesquisa, 67% dos brasileiros são contra as privatizações, enquanto apenas 25% se dizem a favor. Os demais se disseram indiferentes ou não souberam responder. 

Bolsonaro planeja cobrar imposto para saques e depósitos 

O governo Bolsonaro planeja em sua proposta de reforma tributária que saques e depósitos em dinheiro sejam taxados com uma alíquota inicial de 0,4%. A cobrança integra a ideia do imposto sobre pagamentos, que vem sendo comparado à antiga CPMF. Já para pagamentos no débito e no crédito, a alíquota inicial estudada é de 0,2% (para cada lado da operação, pagador e recebedor). 

 

Edição: Mariana Pitasse