Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 05/09/19

Grito dos Excluídos e o Dia Internacional da Mulher Indígena são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

No Rio de Janeiro a mobilização será a partir das 10h, na esquina da Rua Uruguaiana com a Av. Presidente Vargas
No Rio de Janeiro a mobilização será a partir das 10h, na esquina da Rua Uruguaiana com a Av. Presidente Vargas - Divulgação

O programa da última quinta-feira (05) fala sobre o 25º Grito dos Excluídos que tem como tema “Esse sistema não vale: lutamos por justiça, direitos e liberdade” e a roda de conversa “Nosso Corpo, Nosso Território: mulheres indígenas falam, escuta aí” em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Indígena realizado na Aldeia Maracanã.

Em entrevista,Tobias Faria, membro do coletivo de educação popular Margarida Maria Alves e da articulação nacional do Grito dos Excluídos, explica quem são, afinal, os “excluídos” e por que o dia 7 de setembro foi escolhido como o dia do “grito”. Diz ainda sobre a trajetória do Grito dos Excluídos aqui no estado do Rio e a escolha do tema deste ano.

Potira Guajajara, liderança da Aldeia Maracanã, conta como é ser mulher indígena no Brasil de hoje e o que as mulheres indígenas têm a ensinar para a sociedade brasileira. Comenta também quais têm sido os papéis desempenhados pelas mulheres indígenas nessa luta.

Nas reportagens: governo do Rio decide aterrar buraco onde seria a estação do metrô na Gávea; e, mais um caso de tortura é registrado no supermercado Ricoy, em São Paulo.

No quadro Rio, Rua e Cultura, as dicas para o final de semana são: Samba Sucesso Clube, Forró De Bamba, Festival Harmonia, Jequitibá do Samba e roda em homenagem ao Aldir Blanc.

Confira:

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Bandeirantes 1360 AM.

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br 
 

Edição: Fernanda Castro