Rio de Janeiro

JUVENTUDE

Projeto “Nós por Nós” tem diversas atividades neste sábado (31), em Manguinhos (RJ)

Iniciativa organizada pelo Levante Popular da Juventude tem lançamento estadual no Rio de Janeiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A atividade de lançamento do projeto “Nós por Nós” é aberta ao público e acontece no sábado (31), a partir das 15h, na Praça do Paquistão
A atividade de lançamento do projeto “Nós por Nós” é aberta ao público e acontece no sábado (31), a partir das 15h, na Praça do Paquistão - Divulgação

Um projeto que tem como objetivo fortalecer ações que impactem positivamente na vida dos jovens do Brasil. Esse é o ponto de partida do projeto “Nós por Nós”, uma iniciativa do Levante Popular da Juventude que começou em 2015. No próximo sábado (31) acontece o lançamento estadual do projeto em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Em outubro, o projeto chega aos 26 estados do Brasil. 

Segundo Breno Rodrigues, membro do Levante Popular da Juventude, as atividades do projeto são construídas de forma coletiva, a partir das demandas das comunidades. “O projeto iniciou, há quatro anos, a partir de três eixos prioritários: trabalho comunitário, educação e cultura. A gente quer dialogar e fortalecer as ações da juventude”, explica.

Uma questão que tem se mostrado crucial nos diálogos com os jovens da periferia é o desemprego. Segundo última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), mais de 7 milhões de jovens estão desempregados no país - o maior número já registrado desde que a pesquisa começou a ser apurada em 2012. 

“Temos sentido nos debates como essa realidade afeta a vida dos jovens. Por isso, a gente vai ter um ‘balcão de empregos’ para as pessoas ficarem mais por dentro do que podem fazer”, destaca Breno. 

Larissa Silva, também membro do Levante, complementa que a programação em Manguinhos conta ainda com atendimentos jurídicos e médicos para esclarecer dúvidas da população. “Todas as atividades foram pensadas em conjunto com as pessoas no bairro a partir de demandas locais. Sabemos que a saúde é outra questão latente nessa região”, afirma. 

A atividade de lançamento do projeto “Nós por Nós” é aberta ao público e acontece no sábado (31), a partir das 15h, na Praça do Paquistão, perto da Biblioteca Parque, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Os shows têm início a partir das 17h, com microfone aberto para artistas que quiserem participar. 

Confira a programação completa:

Edição: Mariana Pitasse