Pernambuco

VOTAÇÃO

Parlamentares pernambucanos concorrem a prêmio Congresso em Foco

Dos 28 deputados e senadores do estado, 23 concorrem e 5 estão impedidos; entenda como votar

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Nesta 12ª edição serão premiados o deputado e senador com melhor atuação e parlamentares que defendem os bancos públicos e o meio ambiente
Nesta 12ª edição serão premiados o deputado e senador com melhor atuação e parlamentares que defendem os bancos públicos e o meio ambiente - Congresso em Foco/reprodução

Desde o dia 1º de agosto está aberta a votação para o Prêmio Congresso em Foco 2019, que todos os anos contempla parlamentares com atuação destacada em Brasília. Nesta 12ª edição, a população pode votar no deputado com melhor atuação em 2019, no melhor senador, além de três premiações temáticas, para parlamentares que defendem os bancos públicos, fortalecem o empreendedorismo, além da defesa do clima e sustentabilidade ambiental. Entre os 25 deputados federais e três senadores de Pernambuco, cinco foram previamente eliminados e os demais 23 concorrem ao prêmio.

A premiação é resultado de três votações. Além do voto popular, que segue aberto até o dia 31 de agosto, existem outras duas votações: a dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e a votação do "Júri de Especialistas", composta por cinco pessoas que representam as áreas empresarial, trabalhista, acadêmica, as entidades do terceiro setor e o próprio site Congresso em Foco. Os premiados serão resultado das votações. O resultado será divulgado em cerimônia no dia 19 de setembro.

O eleitor só pode votar na lista disponibilizada pelo Congresso em Foco. Ficaram fora dessa lista congressistas que respondem acusações criminais ou que exerceram o mandato por menos de 60 dias este ano (caso tenham sido nomeados para outro cargo, como o de ministro). Entre os pernambucanos, foram eliminados os senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Humberto Costa (PT), ambos com destacada atuação no Senado, sendo FBC o líder do governo Bolsonaro na casa, enquanto Humberto é um dos líderes da oposição. Entre os deputados de Pernambuco, ficaram fora da votação Eduardo da Fonte (PP), Augusto Coutinho (SD) e Ricardo Teobaldo (Pode). Todos foram eliminados por estarem respondendo a processos criminais.

Os 23 pernambucanos habilitados ao prêmio são os deputados Marília Arraes (PT), Carlos Veras (PT), Renildo Calheiros (PCdoB), Túlio Gadêlha (PDT), Wolney Queiroz (PDT), João H. Campos (PSB), Danilo Cabral (PSB), Tadeu Alencar (PSB), Gonzaga Pariota (PSB), Felipe Carreras (PSB), Fernando Monteiro (PP), Raul Henry (MDB), Daniel Coelho (CD), Silvio Costa Filho (PRB), Ossesio Silva (PRB), André de Paula (PSD), Sebastião Oliveira (PL), Fernando Rodolfo (PL), Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM), André Ferreira (PSC), Pastor Eurico (Patri) e Luciano Bivar (PSL), além do senador Jarbas Vasconcelos (MDB). Mas o eleitor pode votar em parlamentares de qualquer estado da federação.

Na tentativa de que cada pessoa vote apenas uma vez, o prêmio solicita que forneçamos informações como nome e sobrenome, número de telefone e e-mail. É neste último que recebemos o código de acesso para que possamos participar da votação. Após entrar na página de votação, o eleitor é apresentado a cinco perguntas. Na primeira questão a pessoa pode listar até 10 deputados e deputadas federais que considera estarem melhor representando, na Câmara, as demandas da população. Na segunda pergunta o eleitor pode listar até cinco senadores que estejam tendo boa atuação este ano.

Vote aqui: Prêmio Congresso em Foco 2019

A terceira, quarta e quinta perguntas são temáticas. Em cada categoria podemos listar até três congressistas (sejam deputados ou senadores) que tenham atuação destacada em defesa dos respectivos temas: clima e sustentabilidade ambiental; apoio ao empreendedorismo; e defesa dos bancos públicos. Mas nem todos os parlamentares pré-selecionados para o prêmio podem ser votados nessas premiações específicas.

Na votação sobre atuação em defesa da sustentabilidade ambiental, por exemplo, apenas 11 pernambucanos podem ser votados: Carlos Veras (PT), Marília Arraes (PT), Renildo Calheiros (PCdoB), Túlio Gadêlha (PDT), Wolney Queiroz (PDT), João H. Campos (PSB), Danilo Cabral (PSB), Tadeu Alencar (PSB), Gonzaga Patirota (PSB), Felipe Carreras (PSB) e Daniel Coelho (CD). Já na premiação de defesa dos bancos públicos, 12 dos nossos deputados federais podem ser votados, numa lista com poucas mudanças em comparação à anterior: retira-se apenas o nome de Felipe Carreras (PSB), mas foram adicionados os nomes de Fernando Monteiro (PP) e André Ferreira (PSC).

Por outro lado, a lista dos que concorrem ao prêmio de apoio ao empreendedorismo quase não há parlamentares do campo progressista ou de esquerda. Entre os 10 pernambucanos listados, apenas Fernando Monteiro (PP) mantém alguma independência em relação aos temas defendidos pelo governo Bolsonaro. Os demais, todos têm votado de acordo com a base bolsonarista: Luciano Bivar (PSL), Pastor Eurico (Patri), André Ferreira (PSC), André de Paula (PSD), Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM), Fernando Rodolfo (PL), Raul Henry (MDB), Daniel Coelho (CD) e Felipe Carreras (PSB).

O Prêmio Congresso em Foco 2019 é patrocinado pela cervejaria Ambev. A premiação também é apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), que idealizou o prêmio dentro da temática ambiental; pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), idealizadora da categoria de defesa dos bancos públicos; pela consultoria de relações governamentais BMJ. O prêmio é apoiado ainda por associações classe, como a dos Defensores Públicos Federais (Anadef); dos Advogados Públicos Federais (Anafe); a dos Peritos Criminais Federais (APCF); a dos Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite); e o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).

Edição: Monyse Ravena