Rio de Janeiro

MOBILIDADE

Maricá (RJ) terá sistema de compartilhamento gratuito de bicicletas

Inicialmente serão disponibilizadas 200 bikes distribuídas em 20 estações 

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

As estações estarão localizadas em áreas onde já existem ciclofaixas
As estações estarão localizadas em áreas onde já existem ciclofaixas - Foto: divulgação

Um levantamento realizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (IPTD) apontou que mais de 600 cidades no mundo possuem o sistema de bicicletas compartilhadas e que a iniciativa tem sido uma importante política na área de mobilidade urbana. 

Apostando na tendência mundial, o município de Maricá, na região metropolitana do estado do Rio, vai lançar no segundo semestre o sistema “Bike Maricá – Vermelhinhas”. A iniciativa, diferente do “Bike Rio” que opera na capital fluminense, será totalmente gratuita. De acordo com a Empresa Pública de Transporte (EPT), inicialmente serão disponibilizadas 200 bicicletas distribuídas em 20 estações. 

Celso Haddad, presidente da EPT, explica que o projeto está em fase inicial de implantação e que a escolha da gratuidade foi um incentivo para a população aderir à mobilidade ativa. 

“Estamos na fase de cotação. Foi estimado um número de aproximadamente 7 mil usuários beneficiados pelo sistema, levando em consideração uma taxa de aceitação de 9%”, afirma.

Segundo a EPT, os locais escolhidos para a implantação das estações foram definidos pela Diretoria de Planejamento, que levou em consideração os pontos de presença constante de usuários e os locais com ciclofaixa.

O usuário poderá utilizar as bicicletas por até uma hora de segunda a sexta-feira, e por duas horas aos sábados, domingos e feriados. O sistema fará o controle deste período e o bloqueio do cartão de acesso, caso a devolução não seja efetuada dentro do tempo indicado.

A professora Natália Coutinho, 34 anos, vê a iniciativa com entusiasmo. Morando há oito anos em Maricá, a educadora é adepta da bicicleta como meio de transporte. Para ela, o sistema permitirá uma integração com outros modais e elevará a qualidade de vida da população.

“O direito à mobilidade na cidade é um direito fundamental para a população. Ter meios que viabilizem esse direito à cidade, de ir e vir e desfrutar dos espaços faz total sentido com um município ideal. Ter bicicletas disponíveis é uma parte dessa viabilidade para que as pessoas se locomovam livremente e possam desfrutar desses espaços de uma forma saudável”, destaca.

Desde 2014 o município de Maricá tem investido em transporte público gratuito para a população. O projeto ônibus tarifa zero possui 14 linhas que atendem os mais de 150 mil habitantes do município.

 

Edição: Vivian Virissimo