Rio de Janeiro

SAÚDE

Luta contra desmonte do SUS mobiliza profissionais da saúde em conferência no Rio

Evento faz parte da construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde com o lema “Saúde é democracia: o SUS é do povo"

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A conferência deste ano resgata os debates da 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986 que traçou as bases do SUS
A conferência deste ano resgata os debates da 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986 que traçou as bases do SUS - Reprodução/Arquivo

Com o lema “Saúde é democracia: o SUS é do povo”, o Centro Brasileiro dos Estudos da Saúde (Cebes), em parceria com organizações como a Rede de Médicos e Médicas Populares, o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva promovem no próximo sábado (8) a Conferência Livre de Saúde no Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo discutir a atual situação da saúde da cidade do Rio e também organizar a resistência carioca contra o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Conferência Livre é parte de um amplo processo para a construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde em agosto deste ano. Neste ano, o encontro vai retomar o debate realizado na oitava edição do evento, realizada em 1986, momento fundamental para a construção da concepção de saúde como direito de cidadania e a inclusão desta definição na Constituição de 1988. Foi a partir daí que as políticas públicas de saúde passaram a ser tratadas como direito e não mais como mercadoria, acessível somente a quem tem dinheiro para pagar.

Lúcia Souto, presidenta do CEBES, falou da importância do tema deste ano, em entrevista ao programa Brasil de Fato do Rio de Janeiro

“Estão sendo colocadas em xeque conquistas históricas da nossa população, uma verdadeira afronta aos direitos sociais como por exemplo o direito à saúde e também à nossa democracia. Então por isso essa conferência está sendo convocada com o mesmo lema da 8ª conferência que era “A saúde é democracia". Ela foi um marco na construção do direito à saúde como direito de cidadania no Brasil”, afirmou.

Como parte dos debates para a 16ª conferência, que acontecerá em Brasília, diversos estados estão realizando as conferências livres para debater as realidades locais e os problemas enfrentados em todo país. Os debates giram em torno de três eixos eixos: saúde como direito, a construção e a consolidação do SUS e o seu financiamento.

“Aqui nós vamos fazer também o debate sobre a situação da cidade do Rio de Janeiro. Nós sabemos que o Rio está vivendo uma situação de desmonte do esquema de saúde, foram cortadas quase 200 equipes de saúde da família, muitos leitos hospitalares fechados. A situação é crítica e nós estamos nos organizando para enfrentar essa situação de uma maneira unificada e abrangente já que são várias entidades que estão chamando para esta conferência livre”, explica Souto.

A Conferência Livre começa às 9h no Sintsaúde (Praça Floriano, 51, Cinelândia). O evento vai até  14h. “Ou a gente se junta para defender nossos direitos ou a gente tem o risco gravíssimo de vermos liquidados os direitos arduamente conquistados no nosso país, principalmente aqueles proclamados na Constituição de 1988”, concluiu Souto.

Edição: Vivian Virissimo | Redação: Flora Castro | Entrevista: Denise Viola