Rio de Janeiro

ANIVERSÁRIO

Jornal Brasil de Fato RJ comemora seis anos de comunicação popular com exposição

Exposição com as capas das coberturas mais importantes dos últimos seis anos acontece no Armazém do Campo, na Lapa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O tabloide do Rio foi pioneiro dos jornais regionais da Rede Brasil de Fato em todo país
O tabloide do Rio foi pioneiro dos jornais regionais da Rede Brasil de Fato em todo país - Arquivo

Há seis anos a versão impressa do jornal Brasil de Fato circula pelas ruas do Rio de Janeiro trazendo uma visão popular dos acontecimentos locais, do Brasil e do mundo. Lançado no dia 1º de maio de 2013, o Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, o jornal é distribuído semanalmente de forma gratuita nos principais pontos de circulação dos trabalhadores na capital e região metropolitana como estações de trem, metrô e barcas. Como forma de comemoração será lançada uma exposição com as capas das edições mais marcantes do tabloide no Armazém do Campo (Avenida Mem de Sá, 135 - Lapa). A inauguração da mostra está marcada para quinta-feira (23).

A integrante da Consulta Popular e membro do conselho político da versão regional, Carolina Dias, falou em entrevista ao Programa Brasil de Fato sobre a proposta do periódico. “O jornal tem essa mesma visão de trazer um olhar a partir do povo sobre as questões que circulam na nossa vida, os problemas do cotidiano, da vida das pessoas dessa cidade e desse país. A gente se propôs a fazer uma edição regional, mas trazendo outras opiniões, outras visões sobre os fatos. Não só aquela que a gente apresentada na chamada mídia hegemônica, ou que é comercial”, afirmou.

Pioneiro da série de jornais regionais que se espalharam pelo país, o Brasil de Fato Rio de Janeiro se consolidou ao longo dos anos e já passa da edição de número 300. Carolina Dias, que também é responsável pelo setor de distribuição do jornal, destacou algumas coberturas importantes, como as matérias das manifestações das jornadas de junho, por um transporte público de qualidade, reportagens sobre as arbitrariedades ocorridas para a preparação dos megaeventos no Rio e também sobre o descaso com a educação, especialmente o caso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Matérias jornalísticas de âmbito nacional como a perseguição ao ex-presidente Lula e o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff também sempre constaram nas páginas do jornal.

Atualmente a distribuição do jornal é feita semanalmente na região metropolitana do Rio. Com exceção de algumas edições especiais, em que a distribuição se interioriza, chegando ao norte e sul fluminense, o tabloide, que nesta semana chega à edição 310, é distribuído todas as quintas-feiras nas estações de metrô da Pavuna e de Coelho Neto, na Central do Brasil e em Niterói no terminal das barcas.

A exposição de aniversário acontecerá a partir desta quinta-feira (23), às 18h, no Armazém do campo (Av. Mem de Sá, 135, na Lapa, Centro do Rio de Janeiro). “A partir desta quinta vamos expor as edições dessa história que é um pouco a história do Brasil de Fato e é muito a história do nosso Rio de Janeiro e do nosso povo do Rio de Janeiro e ela vai ficar lá por mais algumas semanas. E para a gente relembrar um pouco dessa história e olhar um pouco para frente também”, concluiu Dias. 

Edição: Vivian Virissimo | Redação: Flora Castro | Entrevista: Denise Viola