Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 24/04/19

Garis em estado de greve e aprovação do uso de armas no Degase são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

A categoria reivindica um reajuste de 10% no salário
A categoria reivindica um reajuste de 10% no salário - Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O programa da última quarta-feira (24) fala sobre o estado de greve dos garis da companhia de Limpeza Urbana da cidade do Rio (Comlurb) e o projeto de lei que permite o porte de armas para os agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). 

Em entrevista, Antônio Carlos da Silva, secretário Geral do Sindicato de Empregado e Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio (Simeaco-RJ), diz que a greve foi adiada, mas a categoria se mantém em mobilização. Segundo Antônio, na quinta-feira haverá outra assembleia para analisar a proposta que a prefeitura vai enviar, mas a luta é pelo aumento real do salário.

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Projeto de Lei 1.825/16 que permite o porte de armas para os agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). Para Pedro Pereira, coordenador do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio (Cedeca-RJ), com a decisão favorável ao armamento, os agentes passam a se equiparar aos agentes penitenciários, o que afasta a proposta do Degase.

Ainda no programa, Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprova relatório a favor da PEC da Previdência; e, centrais sindicais organizam atos unificados em todo o país no dia 1 de Maio. 

No Papo Esportivo, os destaque são os jogos do Vasco pela Copa do Brasil e do Flamengo pela Copa Libertadores da América. Além disso, as mudanças nas regras do Campeonato Brasileiro. 

Edição: Fernanda Castro