Rio de Janeiro

DEMOCRACIA EM XEQUE

No Rio, seminário sobre conjuntura mundial vai abordar avanço do conservadorismo

Evento organizado por movimentos populares em parceria com a UFRJ acontece este mês no centro da cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Jair Bolsonaro e Donald Trump são expoentes da onda neoconservadora mundial
Jair Bolsonaro e Donald Trump são expoentes da onda neoconservadora mundial - Brendan Smialowski/AFP

“Democracia em xeque e a onda neoconservadora” é o tema que vai nortear o debate promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS/UFRJ) e o Instituto Tricontinental em parceria com diversos movimentos sociais e organizações populares no próximo dia 11 de abril no centro do Rio de Janeiro.

Este será o segundo evento do ciclo de seminários que analisa a conjuntura mundial e os desafios para o Brasil e a América Latina. O evento acontece no auditório do SintSaúdeRJ, localizado na Cinelândia, a partir das 17h, com palestras de Caroline Proner (UFRJ), João Batista Damasceno (UERJ) e Paola Estrada (ALBA). A inscrição é gratuita pela internet e serão emitidos certificados de participação.

“É importante analisar esse movimento também para organizar a resistência e a luta”, ressalta Paola Estrada sobre a necessidade de construir ações em conjunto com os setores progressistas da sociedade. "A gente tem analisado bastante esse tema a partir dos novos tipos de golpe na América Latina contra governos progressistas e de esquerda que foram eleitos desde 1998 com Hugo Chávez [na Venezuela] e outros países como Bolívia, Equador há anos atrás, e as tentativas de golpe que avançaram efetivamente sob novos formatos".

A representante da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) explica que a onda neoconservadora como movimento político tem relação com a ascensão da direita. “A defesa de pautas retrógradas em diversos campos não só da política, mas também na economia com a ofensiva neoliberal e nos valores como na defesa do machismo, racismo e homofobia aberta por esses governos e lideranças mundiais à direita”, aponta Paola, que vai abordar no evento a atuação dos movimentos populares que compõe a ALBA.

No primeiro seminário, realizado em novembro, centros de pesquisa, movimentos sociais e sindicais analisaram o realinhamento geopolítico e as mudanças do sistema econômico internacional. No contexto de forte tensão entre projetos progressistas e conservadores no Brasil e no mundo, desta vez a proposta é discutir a democracia tendo em vista os últimos acontecimentos. Serão dez encontros até o final do ciclo e a expectativa é produzir coletivamente um livro com reflexões levantadas ao longo dos debates.  

Serviço:

Data: 11/04/19 

Horário: 17h às 20h

Local: Auditório do SintSaúdeRJ 

Praça Floriano, nº 51, 8º andar - Cinelândia

Inscrições gratuitas

Edição: Vivian Virissimo