Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 27/03/19

Visita do Ministério Público Federal a Maré e alto índice de desemprego entre os jovens negros são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Durante a visita o MPF conversou com jovens e adolescentes
Durante a visita o MPF conversou com jovens e adolescentes - Reprodução/ Redes da Maré

O programa da última quarta-feira (27) aborda a reunião de agentes do Ministério Público Federal (MPF) com movimentos populares e moradores da Maré e os dados da pesquisa “Racismo, Emprego e Juventude em Niterói e São Gonçalo”. 

Em entrevista, Maria Dalva Corrêa, integrante da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, conta como foi o encontro com os agentes públicos. Segundo Maria Dalva, o objetivo da reunião era estabelecer um diálogo entre o MPF e a comunidade para traçar medidas que permitam ao Estado atuar de maneira eficaz e respeitando os direitos da população.

Márcia Correa e Castro, jornalista e coordenadora da pesquisa “A incidência do Racismo sobre a Empregabilidade da Juventude em Niterói e São Gonçalo”, comenta a relevância de se fomentar o debate público sobre o racismo na empregabilidade. Para ela, somente colocando esse assunto de maneira aberta é possível mudar o atual cenário de desemprego entre a juventude negra.

O programa informa também sobre a  prisão do fazendeiro suspeito de ser o mandante do assassinato de Dilma Ferreira, dirigente do Movimento dos Atingidos por Barragem no Pará.

No Repórter SUS, saiba mais sobre a relação entre a proliferação da Tuberculose e a precarização das condições de vida da população.

No Papo Esportivo, o destaque fica por conta do clássico entre Flamengo e Fluminense pelas semifinais da Taça Rio.

Edição: Fernanda Castro