Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 20/02/19

Falta de vagas nas escolas estaduais e manifestações contra reforma da Previdência são os destaques

Rio de Janeiro |

Ouça o áudio:

Milhares de jovens podem ficar fora da escola em 2019
Milhares de jovens podem ficar fora da escola em 2019 - rioonwatch

O programa da última quarta-feira (20) analisa como a falta de vagas nas escolas das redes estaduais tem gerado preocupação em estudantes e famílias na Zona Oeste. Aborda também as manifestações em dez capitais em defesa da previdência pública e contra o fim da aposentadoria.

Em entrevista, Felipe Machado, Conselheiro Tutelar de Campo Grande, informa que devido a falta de vagas na escolas estaduais do Rio aproximadamente 20 mil jovens podem ficar sem aulas. Segundo Felipe, o Conselho Tutelar encaminhou uma denúncia ao Ministério Público para que não haja um prejuízo na formação desses jovens, sobretudo os que vivem em vulnerabilidade social.

Duda Queiroga, secretária de comunicação da CUT, conversa sobre o ato em defesa da Previdência pública e contra o fim da aposentadoria que ocorreu no Largo da Carioca, Centro do Rio. Ela conta que, sob o lema “reage agora ou a nossa previdência vai acabar”, o ato teve a participação de diversas categorias de trabalhadores e movimentos populares. A intenção, conforme explica a secretária, é provocar o diálogo com a população para que ela possa de fato conhecer o que pretende a reforma proposta pelo governo Bolsonaro.

O programa traz ainda reportagens sobre como o decreto do vice-presidente Mourão que modificava a Lei de Acesso à Informação e dificultava acesso a dados do governo foi derrubado na Câmara dos Deputados. E também sobre o pacote “anticrime”, proposto por Sérgio Moro e assinado por Bolsonaro, que ameniza o crime de caixa 2.

No quadro Papo Esportivo os destaques ficam por conta da volta aos torneios da Sul Americana, Copa do Brasil e estadual pelos times do Rio.
 

Edição: Fernanda Castro