Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 14/12/18

O vazamento de óleo na Baía de Guanabara e o lançamento do livro sobre Noca da Portela são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O empobrecimento e desmantelamento cultural das comunidades pesqueiras são alguns dos impactos sociais causados pela poluição da baía
O empobrecimento e desmantelamento cultural das comunidades pesqueiras são alguns dos impactos sociais causados pela poluição da baía - Antonio Scorza/AFP

O programa de hoje discute sobre as consequências ambientais e sociais do vazamento de mais de 60 mil litros de óleo na Baía de Guanabara e conta um pouco da história do sambista Noca da Portela.

Em entrevista, o ecologista Sérgio Ricardo, um dos fundadores do Movimento Baía Viva, comenta sobre o desastre ecológico causado pelo vazamento de óleo de dutos da Transpetro em Magé. Sérgio ainda fala sobre o histórico de descaso das indústrias que atuam tanto na Baía de Guanabara como na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro.

Confira também a entrevista com Marcelo Braz, professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ) e autor do livro “Noca da Portela e de Todos os Sambas”. 

O programa ainda traz uma reportagem sobre o projeto de lei que pode bloquear bens de movimentos populares, as notícias dos esportes e mais um divertido “causo” do colunista Mouzar Benedito. 

No quadro “Cinema de Fato”, dicas de estreias e lançamentos imperdíveis na telona. 

Edição: Filipe Cabral