Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 29/11/18

A celebração do Dia Nacional do Samba e as lutas por direitos dos camelôs no Rio são destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Há 22 anos o Trem do Samba faz o trajeto da Central do Brasil até Oswaldo Cruz ao som de pandeiros, cavacos e tamborins
Há 22 anos o Trem do Samba faz o trajeto da Central do Brasil até Oswaldo Cruz ao som de pandeiros, cavacos e tamborins - Yasuyoshi Chiba/AFP

O programa da última quinta-feira (29) traz um bate-papo sobre o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro e sobre a regularização do trabalho de camelôs no município do Rio. 

Em entrevista, o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz conversa sobre a trajetória e a importância do samba na construção da cultura carioca e traz a programação da 23ª edição do tradicional Trem do Samba. 

Maria de Lourdes do Carmo, coordenadora do Movimento Unido dos Camelôs (Muca), fala sobre os processos de mobilização e organização do movimento e sobre o projeto de lei que visa regularizar a situação dos camelôs no Rio.

Ouça também as reportagens sobre a delação de Antônio Palocci premiada com a autorização do cumprimento de pena em prisão domiciliar, e sobre a crítica de Padre Pedrinho Guareschi ao “acovardamento” de setores da Igreja Católica diante do cenário político brasileiro. 

As dicas de cultura para o fim de semana você confere no quadro “Rio, Rua e Cultura”.

Edição: Filipe Cabral