Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 22/11/18

O ensino da história da África nas escolas e a Feira Carioca de Opinião são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Desconstruir esterótipos e destacar o passado glorioso de rainhas e reis africanos, esse é um dos desafios propostos por pesquisador
Desconstruir esterótipos e destacar o passado glorioso de rainhas e reis africanos, esse é um dos desafios propostos por pesquisador - Tânia Rêgo/Agência Brasil

O programa da última quinta-feira (22) fala sobre o ensino da história e da cultura africanas no Brasil e sobre a necessidade de repensar a história atual do país. 

Em entrevista, Júlio César Medeiros, professor de História Contemporânea da UFF fala sobre a importância de ensinar às crianças uma história do povo negro na qual elas se vejam representadas por reis, rainhas e guerreiros conhecedores de um conhecimento milenar.

Geo Britto, do Colegiado do Centro de Teatro do Oprimido (CTO) e diretor artístico da Escola de Teatro Popular, traz os detalhes da programação da Feira Carioca de Opinião, que acontece na Lapa, no Centro do Rio.

O programa conta ainda com reportagens sobre a proposta de reforma da previdência que tramita no Congresso Nacional, sobre a nova composição do Ministério da Justiça em 2019 e sobre os dados do Atlas da Violência 2018. 

No quadro “Alimento é Saúde”, as propriedades nutritivas e diversas receitas da batata doce. Já no quadro “Falaí”, entenda como funcionaria a legalização do porte de armas no governo Bolsonaro.

E as dicas culturais para quem quer refletir ou relaxar no final de semana, você confere no quadro “Rio, Rua e Cultura”.

Edição: Filipe Cabral