Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA

Estudante é agredido com barra de ferro por eleitores de Bolsonaro no Rio de Janeiro

Xingamentos e agressões começaram durante panfletagem dentro do campus da Unirio

Rio de Janeiro | RJ |
Após a agressão, o estudante desmaiou e foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio
Após a agressão, o estudante desmaiou e foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio - Reprodução

A série de ataques e agressões físicas de eleitores do candidato Jair Bolsonaro (PSL) a quem manifesta voto em Fernando Haddad (PT) fez mais uma vítima no fim de semana. Em relato no Facebook, um estudante da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) contou que um grupo fazia panfletagem no entorno da universidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (19).

Segundo o estudante, que relatou a agressão física a um outro estudante, identificado como L*, dois homens se aproximaram do grupo que panfletava na rua e conversava com pessoas sobre eleição e começaram a gritar: “Vai morrer, vai morrer”. Para evitar confusão, os estudantes decidiram sair do local, mas um dos agressores ainda se aproximou de L*, que é negro, gritou “rala daqui”.

“Eles estavam com barra de ferro e acertaram o L* na cabeça além de terem dado um soco nele. Demos algum jeito de tirar ele de perto e tentaram separar tudo, as meninas tiveram um papel muito importante porque eles pareciam sem um mísero pingo de ‘respeito’ com relação às mulheres, aconteceu uma confusão grande e depois nós corremos e chamamos a polícia”, conta.

Ainda segundo o estudante, após o grupo comunicar as agressões aos policiais que estavam bem próximos do local, os agentes disseram que o caso “não iria dar em nada e que era melhor não levar tão a fundo, já que a praça é caminho da faculdade e podem marcar a nossa fisionomia e nos pegar quando estivermos sozinhos”.

O grupo chamou uma ambulância e o estudante L* foi levado para o Hospital Souza Aguiar. A vítima, que desmaiou ao ser atingido pela barra de ferro, realizou exame de tomografia e passou a noite no hospital em observação.

Em nota, a Escola de Ciência Política da Unirio comentou a agressão aos alunos do curso de História da universidade. 
“Proliferam em todo o Brasil ações violentas de ódio por parte de adeptos dessa candidatura, não dissonantes de declarações dadas pelo próprio deputado presidenciável ao longo de sua carreira política. Desta vez a agressão vitimou o corpo discente de nossa universidade. A Escola de Ciência Política da Unirio, que sempre se pautou pela defesa da democracia, da pluralidade de ideias, da liberdade de expressão, dos direitos humanos e pela aversão a todo tipo de opressão, intolerância e utilização de meios violentos para cercear direitos políticos, vem a público, portanto, manifestar indignação e repúdio por esse crime político e salientar a necessidade de que os fatos sejam apurados e que os agressores respondam legalmente. A ECP reitera seu compromisso com a democracia e manifesta solidariedade às vítimas e à totalidade de nossa comunidade acadêmica.”.

Edição: Mariana Pitasse