Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 02/10/18

O uso indevido da fé por campanhas de candidatos e grupos políticos que se dizem religiosos é o destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Em busca do eleitorado evangélico, candidatos apelam e até distorcem valores e ensinamentos da fé cristã
Em busca do eleitorado evangélico, candidatos apelam e até distorcem valores e ensinamentos da fé cristã - Pedro Ventura/Agência Brasília

Em tempos eleitorais, tem sido comum o uso do discurso dito religioso para promover campanhas, candidatos e ideias autoritárias e antidemocráticas. O programa da última terça-feira (2) é dedicado ao debate sobre a relação entre religião e política.

Em entrevista, Sergio Dusilek, pastor na Igreja Batista de Marapendi e mestre em Ciência da Religião, conta sobre o processo de elaboração da “Carta Pastoral à Nação Brasileira”, um documento assinado por mais de duas mil lideranças religiosas, a maioria evangélica, que se põe em defesa do Estado laico e contra qualquer forma de instrumentalização da religião.

Ainda sobre o tema “fé e política”, Ronilso Pacheco, teólogo e pastor-auxiliar na Comunidade Batista em São Gonçalo fala sobre o papel da igreja evangélica e da teologia em tempos de violência, racismo e opressão e sobre como é possível resgatar o evangelho para promover uma cultura de paz e de direitos.

O programa também traz reportagens sobre as ameaças aos direitos trabalhistas, como o 13° salário, sobre a venda da Embraer, e sobre a recente carta de vítimas da ditadura militar endereçada aos candidatos e candidatas à presidência. 

No quadro “Fala Aí”, esclareça suas dúvidas sobre votos brancos e nulos. E no quadro “Dicas Mastigadas”, receitas de como preparar leites vegetais. 
 

Edição: Filipe Cabral