Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 27/09/18

Relatório sobre as violações cometidas pelas forças do Estado durante a intervenção federal é o destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Furtos de pertences, consumo de alimentos das casas invadidas e o uso de escolas como escudo estão entre as violações citadas no relatório
Furtos de pertences, consumo de alimentos das casas invadidas e o uso de escolas como escudo estão entre as violações citadas no relatório - Fernanda Frazão/Agência Brasil

O programa da última quinta-feira (27) traz o debate sobre segurança pública, intervenção federal e violência de Estado. As mobilizações das mulheres pela garantia de direitos e contra o avanço do fascismo também estão na pauta do dia.

Em entrevista, o ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Strozenberg, fala sobre o processo de levantamento das informações que geraram o relatório divulgado pela Defensoria e analisa o tratamento dado pelos atuais governos ao tema da segurança pública e aos moradores de favelas e territórios ocupados pelas forças de segurança do Estado.

Também em entrevista, Adriana Mota, da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), traz as informações sobre o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Legalização do Aborto e explica por que o aborto deve ser encarado como um problema de saúde pública.

O programa ainda traz uma entrevista com a Contra-Mestra Tatiana Brandão, que fala sobre o evento “Saberes: descolonizando a capoeira”. Um evento que conta com debates e palestras envolvendo temas como gênero, questões étnico-raciais e, claro, muita capoeira.

E no quadro “Rio, Rua e Cultura”, as dicas para quem busca diversão e cultura no fim de semana. 

Edição: Filipe Cabral