Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 25/09/18

Mídias populares, políticas públicas de comunicação e o fortalecimento da democracia são os temas de destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Segundo pesquisa, cinco famílias controlam metade dos veículos de comunicação com maior audiência do Brasil
Segundo pesquisa, cinco famílias controlam metade dos veículos de comunicação com maior audiência do Brasil - Divulgação/Mídia Sem Catraca

O programa da última terça-feira (25) debate a importância da mídia independente, popular, comunitária e plural para a construção da democracia no Brasil.

Em entrevista, Adilson Cabral, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge), explica sobre o que, de fato, trata a democratização e a regulação dos meios de comunicação no país, e analisa a carência de incentivos públicos enfrentada pelos veículos comunitários.

Na mesma linha de discussão, o quadro “As lutas dos trabalhadores no Brasil” traz personagens e fatos históricos relacionados às lutas pelo direito à comunicação dos trabalhadores.

Sobre eleições, uma entrevista com o geógrafo e diretor executivo da Casa Fluminense, Henrique Silveira. Ele fala sobre um evento que reúne candidatos e candidatas ao cargo de vice-governador do Rio para discutir propostas de desenvolvimento para a região metropolitana do estado.

O programa ainda traz reportagens sobre o que pensam candidatos e candidatas à presidência sobre o tema da educação, e também sobre a articulação de artistas e intelectuais contra o fascismo. 

No quadro “Dicas Mastigadas”, uma receita deliciosa de salada com falafel.

Edição: Filipe Cabral