Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Edição Rio de Janeiro – 13/08/18

Aumento da violência na região metropolitana e as políticas de segurança pública no Rio são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Uma semana após o lançamento do "Pacto Niterói Contra a Violência", trocas de tiros assustam a população.
Uma semana após o lançamento do "Pacto Niterói Contra a Violência", trocas de tiros assustam a população. - Fernando Frazão/Agência Brasil

O programa da última segunda-feira (13) trata do tema da segurança pública no Estado do Rio. Além de repercutir as notícias sobre tiroteios do fim de semana na cidade de Niterói, traz informações sobre os desdobramentos de casos como o assassinato da vereadora Marielle Franco e o desaparecimento e morte de Amarildo Dias de Souza.

Em entrevista ao vivo, Lenin Pires, professor do departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) comenta sobre as operações policiais do fim de semana em Niterói e analisa a política de segurança implantada recentemente no município.

Também ao vivo, Iara Moura, integrante da Mandata Coletiva Marielle Franco, fala sobre os projetos da vereadora que serão votados em segundo turno na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Em entrevista exclusiva, o advogado dos familiares de Amarildo Dias, João Tancredo, explica sobre o julgamento dos recursos que questionam a reparação financeira, por parte do Estado, aos parentes da vítima.

Mazé Morais, secretária de mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), relembra a importância do legado deixado pela paraibana Margarida Maria Alves, sindicalista e defensora dos direitos humanos assassinada há 35 anos na frente de casa.

O programa traz também o quadro “Momento Agroecológico” com informações sobre o projeto “Minha Folha, Minha Cura”, que, em parceria com terreiros de religiões de matriz africana, produz hortas com ervas utilizadas em processos de tratamento de doenças e em rituais celebrados pelos povos tradicionais.

Edição: BdF RJ