Rio de Janeiro

FESTIVAL

2° Festival Internacional da Utopia tem início quinta-feira (19), em Maricá (RJ)

Maria Rita e Martinho da Vila são algumas das atrações do festival

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Público acompanha debate na tenda dos pensadores durante o último Festival da Utopia em 2016
Público acompanha debate na tenda dos pensadores durante o último Festival da Utopia em 2016 - Cobertura Utópica

O Festival da Utopia volta a acontecer em Maricá (RJ), entre os dias 19 a 22 de julho. Na programação, artistas consagrados da MPB e vários debates com intelectuais renomados. Esta é a segunda edição do festival, a última foi em 2016. A iniciativa é da Prefeitura de Maricá.

Neste ano, nomes como Maria Rita, Martinho da Vila, Emicida, Marcelo Jeneci, Negra Li, Ponto de Equilíbrio, Bicho de Pé e BNegão estão confirmados na programação. Além dos shows, o festival vai contar com mesas de debates, apresentações de dança, teatro e duas feiras: uma literária chamada de Paulo Freire e a outra de produtos da Reforma Agrária que terá mil metros quadrados de área coberta com palco para apresentações culturais variadas e comercialização de 100 toneladas de alimentos.

“Queremos a construção de propostas apoiadas nos conceitos de ética, justiça e respeito pela diversidade em suas mais variadas composições - diversidade étnica, linguística, cultural, de gênero e sexual, religiosa, entre outras. Além de apresentar diversas manifestações de cunho artístico e cultural que compartilhem dos ideais de uma nova sociedade”, explica o secretário de Participação Popular, Direitos humanos e Mulher, João Carlos de Lima, mais conhecido como Birigu.

As atividades do Festival da Utopia acontecerão em dois espaços: a tenda Pensador Darcy Ribeiro, no Esporte Clube Maricá, no centro, com o debate de diversos temas, e no acampamento da juventude, em São José do Imbassaí, com a abordagem de temas como manipulação da mídia e a luta das mulheres negras. Na parte da noite, as atrações musicais irão ocupar dois palcos: um na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no centro da cidade, a partir das 22h, e outro no acampamento da juventude a partir da meia-noite.

Na quinta-feira (19), a festa fica por conta do sambista Martinho da Vila no centro e Ponto de Equilíbrio no espaço da juventude. Na sexta-feira (20), é a vez da filha da Elis Regina, Maria Rita, apresentar seu repertório. Em Imbassaí, o Bicho de Pé vai animar os jovens com muito forró. No sábado (21), subirão ao palco o cantor e compositor brasileiro Marcelo Jeneci, que em 2014, recebeu uma indicação para o Grammy Latino, e a rapper Negra Li que promete agitar o público. Fechando o festival no domingo (22), o rapper, cantor e compositor  Emicida mostrará ao público de Maricá porque é considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil da década de 2000. O cantor de rap e hip hop BNegão fará o encerramento da festa no acampamento da juventude.

Para mais informações consulte a página no facebook do festival: https://www.facebook.com/festivalinternacionaldautopia/

Edição: Brasil de Fato RJ