Rio de Janeiro

NEGÓCIO LOCAL

No Rio, espaço de coworking promove cultura e tecnologia para moradores da periferia

Casa Brota, no Complexo do Alemão, completa um ano com atividades de cultura e educação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Evento de lançamento da Casa Brota
Evento de lançamento da Casa Brota - Fotos: Incorporação Berro

Neste mês de dezembro uma iniciativa que alia empreendedores comunitários e valorização do conhecimento popular  completa um ano. A Casa Brota, localizada no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, se tornou um espaço de referência quando o assunto é inovação, tecnologia, entretenimento e engajamento social na favela.

Uma das idealizadoras da iniciativa é Thamyra Thâmara. A jovem que é jornalista e responsável por um dos projetos da Casa, o Gato Mídia, conta à Radioagência Brasil de Fato que  a ideia da Casa surgiu a partir de jovens que já trabalhavam desenvolvendo propostas na área de cultura  e tecnologia.

“A casa é um espaço colaborativo, tem cinco coletivos que fazem parte deste espaço: tem o Gato Mídia; o Magano Sonata que é uma dupla de comediantes negros;   o Favelê, que é um projeto voltado à leitura; o Amarevê, que é um projeto de comunicação na Maré;  a MC Martina, que é uma MC e organiza o evento Slam Laje, um evento de poesia nacional. Então, é uma casa que rola tanto eventos culturais de entretenimento, como cursos e atividades na área de cultura e educação”, destaca.

 As atividades na Casa Brota não param. No mês de novembro o projeto Gato Mídia realizou  a residência Favelada 2.0, que reuniu dezenove mulheres negras das favelas do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense para pensar a tecnologia numa perspectiva popular.  

“Quando se pensa em tecnologia nos espaços de inovação, normalmente se considera a maioria branca, homem e classe média alta e nunca é  pensando a inovação vinda das classes populares, das favelas, periferia. Sempre veem o que a favela produz como jeitinho brasileiro e não como inovação e criatividade. Estamos produzindo e repensando esses espaços”, explica a idealizadora do Gato Mídia.

Se você ficou a fim de conhecer um pouco mais sobre a iniciativa Casa Brota, não deixe de conferir a última edição de 2017 do Slam Laje, uma batalha de poesia e literatura marginal que ocorrerá no espaço cultural no dia seis de dezembro. A Casa está localizada na Rua Ari Barroso, número dezessete, no Complexo do Alemão, próxima ao Teleférico da Grota.

Edição: Raquel Júnia