Resistência

Mês da visibilidade Lésbica: confira as atividades que ainda rolam em agosto

Saúde da mulher lésbica e bissexual, oficinas, shows, rodas de conversa e atos vão marcar o mês contra o preconceito

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Diversas atividades promovidas por movimentos de 6 estados agitam o mês da visibilidade lésbica
Diversas atividades promovidas por movimentos de 6 estados agitam o mês da visibilidade lésbica - Paulo Pinto/ Fotos Públicas

O mês de agosto, que é considerado o “mês da visibilidade lésbica”, será movimentado por diversas atividades em seis capitais brasileiras. Os eventos têm como objetivo promover a discussão sobre as vertentes do feminismo, o machismo estrutural, a saúde da mulher lésbica e bissexual e a violência do Estado contra essas mulheres.

No Rio de Janeiro, por exemplo, acontecerá o 2° Sarau Feminista, na sexta-feira (18), das 18h às 22h, no Centro de Formação Feminista Carolina de Jesus (CAMTRA), na Rua da Lapa, 180.

Em São Paulo, a saúde da mulher lésbica e bissexual faz parte das atividades, com teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C, gratuitamente, no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS, no CTA Heinfil, também na sexta-feira (18), na Rua Líbero Badaró, 144, no centro de São Paulo.

Na Bahia, o “V Enlésbi” é uma iniciativa do governo do Estado e contará com formação política para o combate à lesbofobia. As atividades ocorrem de 18 a 21 deste mês. 

O mês de agosto, e sobretudo o dia 29, quando se comemora o dia Nacional da Visibilidade lésbica, foi escolhido no ano de 1996, durante o Seminário Nacional das Lésbicas, no Rio de Janeiro. 

Além de São Paulo, o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Goiânia e Rio Grande do Sul terão atividades durante todo o mês. Acompanhe as atividades reunidas pelo blog "Gorda e Sapatão", aqui

 

 

Edição: Vanessa Martina Silva