Rio de Janeiro

MÚSICA

Plataforma online mapeia rodas de samba no Rio de Janeiro

Qualquer pessoa pode acessar e fornecer informações sobre as rodas de samba da cidade e região metropolitana

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
De acordo com dados levantados pelo Instituto Pereira Passos, aproximadamente 150 rodas de samba estão em atividade no Rio
De acordo com dados levantados pelo Instituto Pereira Passos, aproximadamente 150 rodas de samba estão em atividade no Rio - Divulgação

Para quem tem dúvida de como encontrar uma roda de samba no Rio de Janeiro, agora pode acessar o Mapa Participativo das Rodas de Samba pelo computador, celular ou tablet. A ferramenta, de fácil manuseio, apresenta a localização e a frequência das rodas na cidade e região metropolitana. Qualquer pessoa pode acessar e fornecer informações, basta preencher os dados e tirar uma foto.

A plataforma foi desenvolvida a partir de uma parceria entre o Instituto Pereira Passos (IPP), Secretaria Municipal de Cultura e a Rede Carioca de Rodas de Samba. No ar há uma semana, tem cerca de 20 rodas de samba mapeadas. A ideia é que o número aumente a partir da divulgação da ferramenta. De acordo com dados levantados pelo IPP, aproximadamente 150 rodas de samba estão em atividade no Rio.

“Essa é uma iniciativa que insere o Rio em uma lógica mundial, que é de construir ferramentas participativas. Esse mapa também é uma forma de divulgar informações e contribuir para a preservação do samba”, explica João Grand Junior, geógrafo do IPP.

O mapa pode ser acessado através do link. Para João, além de mostrar informações para quem quer saber mais sobre as rodas de samba, a plataforma também é uma forma de colocar as rodas como protagonistas. “Existe um universo do samba que acontece o ano todo e vai muito além do carnaval e das escolas de samba. O mapa ajuda a mostrar que essa cena cultural existe de forma independente”, conclui.

Edição: Vivian Virissimo