Rio de Janeiro

FUTEBOL

Torcedores do Flamengo organizam movimento por eleições diretas no Rio

Fla Diretas foi estruturado pela primeira vez em 1985, junto com campanha pelas Diretas Já

Brasil de Fato | Rio de Janeiro |
Alguns dos torcedores que participaram da campanha pelas Diretas Já, há mais de 30 anos, fazem parte do movimento novamente
Alguns dos torcedores que participaram da campanha pelas Diretas Já, há mais de 30 anos, fazem parte do movimento novamente - Ignácio Ferreira/ Divulgação

Quem disse que futebol não tem a ver com política? Ao contrário do que muitos acreditam, o esporte não precisa ser apenas passatempo, mas também pode ser meio de mobilização. É assim que pensa um grupo de torcedores do Flamengo, que se juntou para reivindicar eleições diretas e a saída do presidente golpista, Michel Temer (PMDB). O movimento, lançado no início de junho, chamado Fla Diretas, não reúne só torcedores do rubro-negro, mas também de outros times cariocas.

Essa é a segunda vez que flamenguistas organizam movimento pelas eleições diretas. Em 1984, os torcedores participaram da campanha pelas Diretas Já, organizando o Fla Diretas. Alguns desses que participaram do movimento há mais de 30 anos, hoje fazem parte dele novamente. O desenho que representa o movimento, com o tradicional urubu da Gávea carregando um papel de voto na boca, é o mesmo feito pelo cartunista rubro-negro Henfil anos atrás.

“Fomos a primeira torcida a organizar o movimento por duas vezes. A mobilização está muito bacana temos botafoguenses e tricolores fazendo parte dela também. É um movimento de todos. Estamos nos organizando para novas atividades”, explica Ivan Cosenza, presidente do Instituto Henfil e filho do cartunista.

Para ele, é importante relembrar a mensagem que o pai quis passar com seu trabalho. “Meu pai fez tirinhas que incluíam o futebol na realidade do país. Com isso, mostrou que o esporte não é uma questão a parte. Temos que aproveitar para unir as coisas, podemos ter a paixão pelo time, a diversão, mas também não esquecer o que está acontecendo no país”, conclui.

Edição: Vivian Virissimo