EDUCAÇÃO

Pré-Vestibular Popular Cerro Corá, no Rio, inicia segundo ano letivo em março

Cursinho construído na favela carioca, localizada no Cosme Velho, tem inscrições abertas para alunos e professores

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No seminário de troca de experiências de pré-vestibulares populares ficou evidenciada a dificuldade de permanência dos alunos nos cursinhos
No seminário de troca de experiências de pré-vestibulares populares ficou evidenciada a dificuldade de permanência dos alunos nos cursinhos - Divulgação

Desde o ano passado, o cursinho Pré-Vestibular Popular Cerro Corá funciona na favela carioca, localizada logo abaixo do Cristo Redentor, no bairro Cosme Velho. Com 30 vagas disponíveis a moradores das redondezas, o cursinho conta com professores voluntários para ensinar toda as disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também trazer uma formação crítica aos estudantes. A iniciativa é fruto da parceria entre moradores e movimentos populares, como o Levante Popular da Juventude e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Continua após publicidade

De acordo com balanço feito pela coordenação do cursinho, as aulas atendem não só moradores do Cerro Corá, mas também da vizinhança. O perfil dos alunos é variado, desde aqueles que terminaram o ensino médio há pouco tempo, até os que estão há anos longe dos bancos da escola. O cursinho funciona em uma das salas da sede da Associação de Moradores. Neste ano, as aulas acontecerão de segunda à sexta, no turno da noite, a partir do dia 6 de março.

Como começou: visão crítica sobre o mundo

O cursinho teve início quando um grupo de moradores da favela organizaram o “Cerro-Corá: moradores em movimento”, para produzir atividades no local. A ideia era construir um museu para contar a história da comunidade e também uma biblioteca. Depois de muita conversa com movimentos populares e apoiadores, decidiram fazer um pré-vestibular.

Jeferson Dias, de 27 anos, esteve no início dessa mobilização. Além de participar da organização da iniciativa, ele foi também aluno do cursinho. No entanto, não terminou o ano letivo porque em setembro do ano passado recebeu a notícia de sua aprovação na reclassificação do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que havia prestado no ano anterior.

“Quando fui chamado foi uma festa! A galera ficou animada, alguns voltaram às aulas. Foi um incentivo geral. Acho que mais do que formar para o vestibular, o cursinho nos ajuda a ter uma visão crítica sobre o mundo. A realidade de um aluno de escola pública, pobre e morador de favela é muito diferente de quem tem acesso aos melhores colégios, por isso, é um trabalho de conscientização que o cursinho faz também. As pessoas se sentem mais independentes com as aulas” explica Jeferson, que hoje trabalha como auxiliar de cozinha durante o dia e estuda à noite na UERJ.

Jefferson é estudante do curso de História e tem como meta ser professor de universidades públicas. Além disso, ele quer dar aulas no pré-vestibular como voluntário, assim que estiver mais adiantado nas disciplinas da faculdade.

Para Priscila Mello, militante do Levante Popular da Juventude e integrante da coordenação política e pedagógica do cursinho, o papel do pré-vestibular é justamente esse: democratizar. “Queremos contribuir para pintar a universidade pública com outras cores. Democratizar o acesso à educação universitária superior é também fazer com que as pessoas tenham mais voz e mais sonhos possíveis de realizar”, afirma.

Ciranda infantil para evitar desistência

A maior dificuldade do primeiro ano de funcionamento do cursinho foi a permanência dos alunos. Das 30 vagas abertas foram todas ocupadas, mas no final do ano restaram apenas oito estudantes. Essa é a realidade de muitos cursinhos pré-vestibulares no Brasil todo, principalmente, os populares.

Durante o seminário de troca de experiências de pré-vestibulares populares, que aconteceu nos últimos dias 4 e 5 de fevereiro, ficou evidenciada a dificuldade de permanência dos estudantes nos cursinhos. O encontro reuniu os pré-vestibulares Rede Emancipa, de Vila Isabel,  +Nós, de Duque de Caxias e CEASM, da Maré.

“Mesmo que seja uma realidade comum, não pode ser naturalizada. Então, pensamos em duas ações práticas que podem ajudar a reverter esse histórico. A primeira delas é reativar a ciranda infantil, um espaço que as crianças podem ficar enquanto as mães estudam. A outra é formar uma comissão de apoio psicossocial, que possa acompanhar os alunos mais de perto e entender suas dificuldades em dar continuidade aos estudos”, explica Talles Reis, militante do MST e membro da coordenação do pré-vestibular. A ideia é que a ciranda infantil, que atuará como uma espécie de creche para as mães estudantes, funcione na biblioteca da associação, ao lado da sala de aula. 

Segundo Talles, a expectativa para o ano de 2017 é que o cursinho consiga avançar no método pedagógico e na aprovação no vestibular.  “A gente espera ter mais pessoas participando do cursinho e superar limites da organização interna, para que consigamos melhorar cada vez mais. Queremos mais pessoas se desafiando e alcançando seus objetivos”, acrescenta. 

Cursinho procura professores

Diferente do ano passado que havia professores disponíveis para todas as disciplinas, nesse ano o cursinho precisa de professores voluntários de química, matemática e física. A expectativa é que as vagas sejam logo ocupadas. Os interessados podem entrar em contato através do email: [email protected]. O contato também pode ser feito pelo Facebook e na sede do cursinho, na Associação de Moradores do Cerro Corá.

Edição: ---