Rio de Janeiro

CINEMA

Diretoras de cinema mulheres em cartaz no CCBB no Rio

Mostra reúne nove diretoras latino americanas em sessões de cinema, debates e palestras

Rio de Janeiro |
“Que horas ela volta” também faz parte da mostra
“Que horas ela volta” também faz parte da mostra - Divulgação

Até a próxima segunda-feira (3), a mostra “Mulheres em Cena” reúne no CCBB-Rio 18 longas-metragens a preços populares e promove cinco debates, com entrada franca, entre as mais expoentes diretoras brasileiras e latino-americanas: as brasileiras Anna Muylaert, Tata Amaral, Laís Bodanzky e Lúcia Murat, a argentina Lucrecia Martel, a peruana Claudia Llosa, a venezuelana Mariana Rondón, a chilena Marialy Rivas e a paraguaia Paz Encina.

Entre os destaques da programação da Mostra, que traz nove títulos nacionais, estão: o premiado “Quase Dois Irmãos”, da cineasta carioca Lúcia Murat, além de “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert; “Um Céu de Estrelas”, da cineasta Tata Amaral e “Bicho de Sete Cabeças”, que marcou a estreia de Laís Bodanzky na direção.

Apesar de cada vez obter mais espaço, a mulher ainda tem uma representação muito pequena no cinema mundial. Há poucos anos, em 2009, a americana Kathryn Ann Bigelow foi a primeira diretora mulher a ganhar um Oscar, pelo filme “Guerra ao Terror”. Em seus quase 70 anos de história, o Festival Internacional de Cinema de Cannes premiou apenas uma mulher até hoje. A diretora neozelandesa Jane Campion recebeu a Palma de Ouro, prêmio máximo do tradicional festival, por seu trabalho no filme “O Piano” (1993).

Há alguns anos, as mulheres vêm ganhando mais espaço, mas ainda é uma representação pequena se comparada a presença dos homens. Considerando os movimentos históricos, como o feminismo dos anos 1970, a participação feminina no cinema é demorada. No Brasil, por exemplo, uma mulher só dirigiu o primeiro filme na década de 1930 e durante mais 30 anos, apenas seis mulheres haviam estado por trás das câmeras. Somente no cinema de Retomada (1995 - 2008) é que a mulher ganha de fato seu espaço e se faz notar.

A mostra “Mulheres em Cena” coloca em evidência o incrível trabalho de diretoras latino-americanas que vêm conquistando seu espaço no mercado cinematográfico mundial e proporciona ao público brasileiro o acesso a seus filmes. Apesar do destaque e prêmios internacionais, a maioria desses filme ficaram pouco tempo em cartaz, dificultando seu acesso. O maior prejudicado termina sendo o espectador que não tem a oportunidade de desfrutar desses olhares no cinema contemporâneo.

Serviço: Mulheres em Cena

Quando: Em cartaz até segunda (3)

Onde: CCBB/ RJ - Rua Primeiro de Março, nº 66, no Centro

Programação no site

Edição: ---