Rio de Janeiro

RECEITAS

Dicas Mastigadas: Tapioca, um ótimo substituto do pão

Tapioca ainda utiliza um ingrediente puramente brasileiro (mandioca) ao invés do trigo

Recife (PE) |
A tapioca é uma comida típica brasileira, mais comum nas regiões norte e nordeste
A tapioca é uma comida típica brasileira, mais comum nas regiões norte e nordeste - Divulgação

A tapioca é uma comida típica brasileira, mais comum nas regiões norte e nordeste, mas pode ser encontrada em todo o país. Sua origem é indígena, e feita a partir do amido da mandioca, também chamado de polvilho. Em algumas regiões do Brasil, é possível comprar a goma de tapioca, que é o polvilho hidratado pronto para fazer. Entretanto, se não encontrar, também é possível fazer a goma.

Ingredientes

500 g de polvilho doce

400 ml de água

Modo de preparo

Numa bacia, coloque quase todo o polvilho e despeje a água aos poucos. Vá misturando, no sentido de hidratar o polvilho. Aos poucos, ele vai ganhando uma textura de farinha. Se você passar do ponto, o polvilho vira uma massa molenga; neste caso, adicione o resto polvilho para voltar à forma de farinha. Depois, passe numa peneira.

Fazer a tapioca é muito simples: aqueça uma frigideira de bordas curvas e, quando estiver quente, jogue a goma peneirada por cima e espalhe. Coloque o recheio dentro (queijo, manteiga, orégano, o que mais sua imaginação criar) e feche. Se ficar pouco tempo, a tapioca fica mais delicada; com mais tempo, fica crocante. Atenção: não é necessário usar sal!

A tapioca é um ótimo substituto do pão. Não contém glúten, nem conservantes, nem açúcar ou sal, e ainda utiliza um ingrediente puramente brasileiro (mandioca) ao invés do trigo, que no Brasil é em grande parte importado. Tenha sempre goma peneirada na geladeira e deixe o café da manhã e o lanche mais gostosos e saudáveis!

Edição: ---